O cardume

aTunos

Os aTunos são aqueles cujo trajecto tunante se revelou meritório de pertencer ao topo da cadeia alimentar. Por terem alcançado a excelência a nível organizacional e musical, ou por terem feito os restantes aTunos crer nisso, alcançaram o direito de usar uma rede de pesca ao peito.

 

Petingas

Os Petingas são um “up-grade” dos Rascassos, não deixando de ser caloiros no cardume. Pelos seus dotes, voluntarismo e espírito Tunídeo é-lhes concedido o direito de usar traje académico. No entanto, a gravata azul-bébé marca a sua imaturidade no cardume. O representante deste grupo - o Petingalho – surgiu como reacção à tirania dos aTunos e tem-se perpetuado por nomeação do sucessor pelo próprio Petingalho, aquando da sua passagem a aTuno.


Pin do Petingalho
 

Rascassos

A este grupo pertencem aqueles que se identificam com o espírito Tunídeo, que têm vontade de aprender e evoluír no cardume para um dia deixar de usar collants. Usam um fato beije e castanho, inspirado na indumentária de bôbo das côrtes medievais, como reflexo da sua função na tuna – entreter e divertir os tunos nos momentos de tédio. O Rascona, representante dos elementos deste grupo, é eleito pelos Petingas, com a aprovação da Direcção. Será, por assim dizer, o assistente do Petingalho na saga contra os aTunos.


Pin do Rascona

 

Ovas

Neste grupo incluem-se todos os candidatos a Tunídeos. Esta é uma fase de aprendizagem e contemplação dos abusos a que estarão sujeitos durante as fases de rascasso e petinga... quando um dia entrarem no maravilhoso mundo sub-aquático dos Tunídeos!