TransmonTuna
 

Corria a noite de 17 de Abril, as cabeças de sete iluminados trovadores (seja um total de 14 cabeças), resolveram por em prática um projecto há muito idealizado, que mais não era que, a edificação da mui nobre e majestosa TransmonTuna  Tuna Universitária de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Devido à Natureza romântica e trovadoresca dos fundadores, desde logo, a serenata foi o género preferido da Tuna, sendo as noites passadas debaixo dos (para)peitos das janelas Vilarealenses, a forma preferida de ocupar as noites dos TransmonTunos.

O cancioneiro que foi desde logo adoptado, para além das inevitáveis serenatas e outras músicas originais, contempla a existência de diversas músicas do cancioneiro tradicional português, músicas essas que, fazem sucesso particularmente junto das gerações dos nossos pais e avós.

Consta que, o grupo de palhuços (caloiros da Tuna) têm, nos últimos tempos procurado observar os TransmonTunos e a sua arte de trovar às donzelas, para que, com eles possam aprender e por em prática tal ciência, para assim cantar e encantar o coração de todas as donzelas portuguesas e afins.

visitar página